06/02/2026
Diretor-executivo da CCIRS destaca retomada e novo posicionamento da Câmara em visita ao Jornal do Comércio
A Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul (CCIRS) inicia 2026 em um novo momento institucional, marcado por retomada, reposicionamento estratégico e expansão de atuação no Estado.
O cenário foi apresentado pelo diretor-executivo da entidade, Filippo Mariani, durante visita ao Jornal do Comércio, onde foi recebido pelo diretor-presidente do veículo, Giovanni Tumelero.
Na ocasião, Mariani destacou que esse novo ciclo será simbolizado pela inauguração da nova sede da CCIRS em Porto Alegre, prevista para o dia 23 de março.
Segundo ele, a abertura do novo espaço representa uma mudança que começa no aspecto estrutural, mas com forte impacto estratégico. A sede funcionará como ponto de apoio para comunicação institucional, encontros empresariais, networking e eventos, além de fortalecer o relacionamento com empresas, delegações e entidades.
A retomada da Câmara ocorre após cerca de dois anos de atividades reduzidas. Atualmente, o principal desafio é reconstruir a base associativa e reposicionar a entidade no cenário econômico gaúcho. Quando o processo começou, a CCIRS contava com apenas três empresas associadas. Hoje, são quase 100, com meta de alcançar 300 até o final de 2026.
A CCIRS reforça que não é restrita a empresas italianas ou descendentes, sendo aberta a organizações de qualquer setor interessadas em integrar um ecossistema de negócios e conexões internacionais. Além das oportunidades entre empresas do próprio Estado e do Brasil, a entidade integra uma rede internacional de 86 câmaras italianas distribuídas em 63 países, ampliando o acesso a mercados na Europa, América Latina e África.
A cerimônia de inauguração da nova sede deve reunir autoridades brasileiras e italianas, lideranças políticas, empresários e associados, marcando oficialmente a nova fase da CCIRS como hub estratégico de conexão entre empresas gaúchas e o mercado europeu.
Leia a matéria completa aqui.