Abrir Menu Acessibilidade
Menu Acessibilidade
Imagem de capa Acordo da União Europeia com o Mercosul reforça papel estratégico da Câmara de Comércio Italiana do RS na ampliação e potencialização de negócios

09/01/2026

Acordo da União Europeia com o Mercosul reforça papel estratégico da Câmara de Comércio Italiana do RS na ampliação e potencialização de negócios

Acordo da União Europeia com o Mercosul reforça papel estratégico da Câmara de Comércio Italiana do RS na ampliação e potencialização de negócios

A aprovação provisória do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, anunciada nesta sexta-feira (9), inaugura uma nova fase para as relações econômicas entre Brasil e Itália. Após mais de 25 anos de negociações, o tratado estabelece um ambiente ainda mais favorável para a ampliação do fluxo de comércio, serviços e investimentos entre empresas gaúchas e italianas.

Para o presidente da Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul, Erasmo Carlos Battistella, o acordo é um marco no fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países. “Este acordo cria uma base mais sólida e competitiva para as relações econômicas entre Brasil e Itália. A Câmara de Comércio Italiana do RS (CCIRS) está preparada para apoiar empresas gaúchas e italianas na identificação de oportunidades, na construção de parcerias estratégicas e na transformação desse novo cenário em negócios concretos e desenvolvimento regional”, afirma.

O avanço do acordo evidencia o papel estratégico da CCIRS e reforça a missão da entidade de impulsionar o fluxo de negócios, comércio e serviços, apoiar a internacionalização de empresas gaúchas, atrair investimentos italianos e transformar a integração econômica em desenvolvimento para o Rio Grande do Sul.

A posição favorável da Itália foi determinante para destravar a aprovação do acordo, reforçando a importância da relação com o Brasil, principal economia do Mercosul, e sinaliza um compromisso claro com a expansão das trocas comerciais e dos investimentos produtivos em mercados considerados prioritários.

Nesse contexto, redução de tarifas, maior previsibilidade regulatória e ampliação do acesso a mercados estratégicos criam oportunidades concretas para empresas que buscam expandir fronteiras, firmar parcerias e investir em novos projetos dos dois lados do Atlântico.

Para o estado, que possui forte herança italiana e vocação empreendedora, o novo cenário significa mais competitividade e novas oportunidades. Diante desse movimento, a CCIRS se posiciona para liderar e potencializar essa nova etapa de integração econômica entre Brasil e Itália.